segunda-feira, 6 de maio de 2013

Curiosidades sobre nosso sistema solar

Mercúrio


Visto de Mercúrio, o Sol pode nascer e se pôr duas vezes num único dia porque a sua velocidade de translação é quase igual à de rotação. Alem disso , o planeta leva menos de 60 dias terrestres para completar uma volta em torno de si mesmo. Isto significa que dois anos em Mercúrio têm apenas três dias!

Vênus

É o planeta do Sistema Solar mais brilhante de todos. Isso porque sua atmosfera reflete muito a luz solar. Foi por causa desse brilho intenso que ele recebeu o nome da deusa romana do amor e da beleza. Além disso, se um astronauta fosse a Vênus veria o Sol nascer no oeste e se pôr no leste pois ele tem uma rotação retrógrada.


Terra 

A última vez que um asteroide passou bem perto da Terra foi em 1908. Ele tinha o tamanho de um campo de futebol e explodiu na atmosfera da Terra, destruindo uma área de 2 mil quilômetros quadrados da Sibéria.

Lua


É o nosso único satélite natural e influencia em muitas coisas aqui na Terra, como por exemplo nas marés, com a sua força gravitacional, a Lua “puxa” os oceanos em sua direção. Ela é composta essencialmente de rochas ricas em silicatos, com depressões, enrugamentos e crateras de impacto.Já as regiões mais escuras e planas são ricas em basalto (rocha resultante de vulcanismo ocorrido no passado, já que, atualmente não há vulcanismo na Lua).



Marte

O maior vulcão conhecido está em Marte. Ele foi batizado de Monte Olimpo e é três vezes mais alto que o nosso Monte Everest.
Ele possui antigos leitos de rios secos sendo realmente descoberto um lago congelado.Os vestígios de água em Marte, por exemplo, podem indicar que nele um dia existiu vida. E, quando falamos em vida extraterrestre, isso não quer dizer que iremos encontrar seres verdinhos ou cinzas de olhos vermelhos, mas micróbios, bactérias e outros microorganismos.

Júpiter

O planeta gigante é o centro de um sistema composto por 63 satélites e um ténue anel. Com o nome do rei dos deuses da tradição greco-romana, demora 11,86 anos a descrever uma órbita completa.
Seu volume é 1.300 vezes superior ao da Terra e uma massa equivalente a quase 318 massas terrestres, Júpiter supera todos os outros corpos do Sistema Solar, exceptuando o Sol.
A formação mais espetacular da atmosfera de Júpiter é a denominada Grande Mancha Vermelha, uma perturbação atmosférica, com mais de 30.000 Km de extensão, que já dura há 300 anos.

image

Saturno

Os anéis de Saturno são faixas de minúsculos pedaços de gelo, grãos de poeira e rochas de diversos tamanhos. Ainda não se sabe como surgiram. Talvez sejam restos de uma lua destruída. Outra ideia é que os anéis são o que sobraram da formação do planeta. Eles formam uma faixa tão grande que caberiam cinco Terras ali, colocadas lado a lado.



Urano

O planeta é praticamente "deitado" em relação ao Sol (com um eixo de inclinação de 98 graus), como os dias e noites são determinados pelo movimento de translação. Só amanhece ou anoitece quando o planeta dá meia volta em torno da estrela - o que equivale a 42 anos terrestres!


Netuno


Netuno é o planeta que fica mais longe do Sol. A cor azul não tem nada a ver com oceanos, mas com nuvens de gás. Os cientistas acreditam que podem ocorrer chuvas de diamantes em Netuno.
A atmosfera densa e a pressão podem alterar a estrutura química dos gases, fazendo com que parte deles se transforme em diamantes!




O Sistema Solar também é constituído por cinco planetas anões: Plutão, Ceres, Éris, Makemake e Haumea.



4 comentários:

Blogomodesto.blgspot.com disse...

Teóricamente, se um de nós vivesse em Urano, poderia ser 42 aos mais jovem? he he

Unknown disse...

kkkkkk vc er engraçado

Anônimo disse...

Ajudou no trabalho! Tá irado! Roberval Hilarious!!! ����������

José Bonifácio Boni. disse...

O que chamam erradamente de UNIVERSO, pois SISTEMA MACRO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é:

Funciona de forma INTERLIGADA ENERGETICAMENTE, não por primitivos sistemas de fios: mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS, infinitamente mais avançado do que conhecemos: como WI-FI.

No NÚCLEO do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL: existe um TRANSFOMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR: que recebe a energia emitida pela GALÁXIA, transforma e reduz essa energia, repassando-a também através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS para o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que fica no CENTRO: do nosso PLANETA.
TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que por emitir ONDAS DE CALOR em ALTAS TEMPERATURAS, de dentro para fora: é chamado erradamente pelos das ciências não avançadas: como NÚCLEO DE FOGO.

Como o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR chamado erradamente de SOL, encontra em MAIORES ATIVIDADES:

Vem colocando também em MAIORES ATIVIDADES o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO do nosso PLANETA, aquecendo-o um pouco mais: e causando o AQUECIMENTO GLOBAL.

TRANSFORMANDO A ÁGUA SÓLIDA DAS CALOTAS POLARES E GELEIRAS, EM ÁGUA LÍQUIDA: e ÁGUA LÍQUIDA em VAPOR DE ÁGUA: causando o EFEITO ESTUFA.

Para gratuitamente aprender mais, com o único doutor em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, inclusive saber, em que resultará todo esse processo: acesse o http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/