Em 1971, o programa espacial soviético lançou duas missões robóticas semelhantes a Marte: Mars 2 e a Mars 3. Ambas eram compostas por uma sonda de superfície e outra orbital. A Mars 2 se acidentou no pouso e a Mars 3 fez o primeiro pouso suave no planeta vermelho, mas ela operou por apenas 15 segundos e falhou.
Desde então, ela não passa de um peso de papel na história da exploração interplanetária em um local ainda não determinado.
Agora, uma equipe de pesquisadores amadores pode tê-la encontrado. Usando imagens feitas pela Mars Reconnaissance Orbiter ("Orbitador de Reconhecimento de Marte, MRO), da NASA, em 2007, internautas russos entusiastas da exploração espacial encontraram um objeto que poderia ser a Mars 3. Próximo dali, eles também encontraram o que pode ser o módulo de descida e escudo térmico da sonda, assim como um ponto brilhante incomum que pode ser o paraquedas. Os quatro itens estão na área esperada de pouso.
Um acompanhamento fotográfico feito pela MRO em março estreitou o caso. Os pesquisadores vão continuar investigando as imagens disponíveis para ter certeza.
"Juntas, esta série de imagens e sua disposição no solo estão notoriamente de acordo com o que seria esperado do pouso da Mars 3, mas explicações alternativas para essas imagens não podem ser descartadas", disse Alfred McEwen, pesquisador principal da câmera HIRISE do MRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário