terça-feira, 29 de maio de 2012

Mars Exploration Rovers - Spirit e Opportunity

A missão Mars Exploration Rovers(Veículos Exploradores de Marte) foi o envio a Marte pela NASA, de dois pequenos veículos gêmeos(Opportunity e Spirit), equipados com diversos instrumentos modernos de exploração, capazes de se locomover em Marte, a fim de procurar respostas sobre a existência de água no planeta.
Cada veículo foi transportado em seu próprio foguete, no espaço de alguns dias de diferença. Os veículos pousaram em lados opostos de Marte em regiões que se supõe que tenham sido afetadas pela ação da água. O custo do programa é estimado em cerca de 820 milhões de dólares, sendo que 645 milhões de dólares no desenvolvimento da sonda e de seus instrumentos, 110 milhões de dólares no lançamento e 75 milhões de dólares no controle da missão.


Spirit  


A sonda Spirit foi lançada em 10 de junho de 2003 e foi um veículo de exploração espacial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, permanecendo ativo de 2004 a 2010. Pousou com sucesso em Marte em 4 de janeiro de 2004, três semanas antes do outro veículo, Opportunity.

Imagem do MRO mostra Home Plate, cratera Gusev; em destaque, o robô Spirit
A cratera Gusev; em destaque, o jipe-robótico Spirit
Spirit pousou na região denominada de Cratera de Gusev , onde no seu interior, possivelmente tenha existido o leito de um grande lago alimentado por um rio, que a interligava  a um suposto marDesta forma, nela se espera que sejam encontrados indícios de existência de água, no distante passado de Marte. Porém depósitos vulcânicos sobre esta área cobriram qualquer evidência do antigo lago.No dia 15 de janeiro de 2004, 11 dias após o pouso, o veículo após um lento processo de verificação, de desconexão de sua base, de liberação de suas seis rodas e de seu erguimento; o Spirit finalmente abandona a sua base de descida em Marte e inicia a caminhada pelo solo de Marte. O veículo Spirit especificamente achou duas rochas que demonstram terem sofrida a ação da água, Pote de Ouro e Clovis.O robô ficou preso durante o seu trajeto em 2009 e perdeu contato com o Centro de Controle da missão em 22 de março de 2010.  O JPL(Laboratório de Jato-propulsão) tentou restabelecer a comunicação até 24 de maio de 2011, quando a Nasa anunciou que os esforços para se comunicar com o rover sem resposta tinham terminado.


 O por do sol em Marte é Azul

Ele chegou em 4 de janeiro de 2004 e era previsto para funcionar por apenas 90 dias
Sinais de água tem tempos passados em Columbia Hills
Sequencia de imagens mostra redemoinho de poeira em marte

Opportunity

Opportunity foi lançado em 7 de julho de 2003, um trabalho inicialmente previsto para durar três meses já se transformou em oito anos de serviços bem prestados em Marte. Esta é a história do jipe-robô Opportunity, que aterrissou na cratera Eagle no dia 25 de janeiro de 2004 e, desde então, envia imagens do Planeta Vermelho para os pesquisadores da Nasa.
Opportunity pousou em uma região denominada de Meridiani Planum, onde aparentemente depósitos de minerais teriam sido formados devido a ação da água, como a hematita, sugere que a região teve um passado úmidoOpportunity ja passou pelas crateras de Argo, Eagle, Emma Dean, Endurance, Erebus, Fram, Nereus, Victoria e VostokSendo que em Endurance a opportunity encontrou a hematita. 
Na cratera Vostok a Opportunity investigou uma rocha apelidada "Gagarin", em homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin. Ela também fotografou uma amostra de solo denominada "Laika"


Panorama de 360 graus é o primeiro enviado à Terra pela Opportunity logo após aterrissar

Victoria crater from HiRise.jpg
Cratera victoria

Hematita

Fotos de nuvens tirada pela opportunity
O robô Opportunity bateu um recorde ao se tornar a sonda espacial com mais tempo na superfície de Marte. O robô pousou no planeta vermelho em 25 de janeiro de 2004, ou seja, já ultrapassou a marca de 2 245 dias da Viking 1, que chegou a Marte em 20 de julho de 1976 e operou até a novembro de 1982.

Ficheiro:Marsrglobe2004.gif

Nenhum comentário: