sábado, 26 de maio de 2012

Hubble estuda galáxia parecida com a via-láctea.



Astrônomos amadores descobrem imagem que revela comportamento de gás e poeira após o nascimento de estrelas e super-novas.

Visível na constelação de Andrômeda a galáxia NGC 891 situa-se aproximadamente 30 milhões de anos-luz de distância da Terra.
O telescópio espacial Hubble voltou sua poderosa câmera avançada de Pesquisas no sentido de esta galáxia espiral e fotografou este close de sua metade norte. O centro da galáxia está fora da imagem no canto inferior esquerdo. A galáxia, abrangendo cerca de 100.000 anos-luz, é vista exatamente de lado, e revela seu plano de poeira e gás interestelar. Embora inicialmente tenha se pensado ver essa galáxia pela sua semelhança com a nossa Via Láctea, vendo-a no ângulo da imagem foram realizadas pesquisas mais detalhadas que revelaram a existência de filamentos de poeira e gás que escapam do plano da galáxia para o halo por centenas de anos-luz.
Eles podem ser claramente vistos aqui contra o fundo brilhante da galáxia, ampliando o espaço do disco da galáxia.
Os astrônomos acreditam que esses filamentos podem ser o resultado da ejeção de material devido à atividade de formação estelar intensa ou supernovas.
Ao se formarem, ou ao explodir quando morrem, as estrelas causam fortes ventos que podem soprar gás e poeira ao longo de centenas de anos-luz no espaço.
NGC 891 é parte de um pequeno grupo de galáxias unidas pela gravidade.
Uma outra versão dessa imagem foi encontrada no concurso intitulado Hubble’s Hidden Treasures Image Processing Competition (Concurso que buscas imagens do Hubble nunca processadas que estão no banco da NASA) pelo concorrente Nick Rose.
O Hidden Treasures é uma iniciativa de convidar entusiastas da astronomia para pesquisar no arquivo do Hubble imagens impressionantes que nunca foram vistas pelo público em geral.

Nenhum comentário: