sábado, 14 de janeiro de 2012

Agenda Espacial para 2012 - Parte 2


E as novidades não param por aí. Além de lançamentos para o espaço também teremos a aterrisagem da sonda de espionagem secreta da força aéria estadunidense, o X-37B. Após o cumprimento de uma missão de  9 meses na órbita da Terra, a sonda retornará. Foi lançada em 5 de março do ano passado no topo do foguete Atlas 5 na Flórida. O que o veículo exatamente faz enquanto circula a Terra é um mistério.



File:Boeing X-37B inside payload fairing before launch.jpg

Neste ano as empresas privadas também participarão na área espacial. Começando pelo Dream Chaser, uma nave espacial privada que começa  os testes de grandes altitudes  para que futuramente possa ser o transporte que servirá à Nasa para levar os astronautas à ISS. O teste avaliará as capacidades de pouso da nave e poderá ser descartada caso apresente falhas durante o teste ou mostre que pode ser perdida na volta para a Terra.




E o turismo espacial privado tem grandes novidades neste ano. A empresa Virgin Galactic criada pelo bilionário britânico Richard Branson realizará o primeiro teste de vôo da nave e os passageiros desembolsaram cerca de 370 mil só para dar esse passeio no espaço.









Por fim, astronautas chineses provavelmente viajarão para o laboratório este ano durante as próximas missões. O laboratório foi lançado ano passado pela China.


Nenhum comentário: