domingo, 15 de janeiro de 2012

Primeiros lançamentos de 2012


Os lançamentos de 2012 já se iniciaram com a China. O primeiro lançamento ocorreu no dia 9 de janeiro pondo em órbita um satélite de observação as Terra, o ZY-3 ZiYuan-3 juntamente com um pequeno satélite luxemburguês VesselSat.
O satélite chinês transporta câmeras pancromáticas de alta-resolução e um sistema de observação infravermelho multiespectral, com as câmaras posicionadas na parte frontal, inferior e posterior do satélite. Este é o primeiro de uma linha de satélites civis para detecção remota de alta resolução.

Já o satélite Luxemburguês terá uma órbita específica que permitirá uma monitorização e vigicência dos navios nas regiões equatoriais com uma frequência de visita muito maior do que com plataformas em órbita polar. Ele foi construído pela LuxSpace SARL e será integrado na constelação Next Generation da ORBCOMM.






E em menos de uma semana a China já fez o seu segundo lançamento. Colocou em órbita um satélite geoestacionário FengYun-2-07 no dia 13 de janeiro deste ano sendo levado pelo foguete CZ-3A Chang Zheng-3A (Y22) a partir da Plataforma de Lançamento LC3 do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, província de Sichuan. De forma geral esses satélites são estabilizados por rotação do seu eixo longitudinal, tendo uma forma cilíndrica e massa total de 1.369kg no lançamento e 536kg em órbita. Eles foram desenvolvidos pela Academia de Tecnologia de Xangai e da China.


Nenhum comentário: