terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Agenda Espacial para 2012- Parte 1


Então galeres, mesmo a NASA não tendo mais um programa de onibus espacial, a agenda de lançamentos para 2012 está cheia e vale a pena estar antenado para não deixar de acompanhar as missões espaciais.
2012 é um ano de grandes realizações, pois muitas metas serão atingidas pelas sondas robóticas que estão explorando o sistema solar e o que há além dele.

This artist's concept depicts the Voyagers approaching interstellar space


No último caso considera-se a sonda Voyager que está a caminho do desconhecido espaço além das fronteiras do nosso sistema.










Mars Science Laboratory spacecraft during cruise, artist's concept



A sonda Opportunity, lançada recentemente, continuará seu trajeto em direção ao planeta Vermelho e chegará provavelmente em 6 de agosto deste ano e é uma das missões mais esperadas pelos cientistas.









Image from Mercury



Enquanto isso a missão Messenger, da NASA, continuará mapeando e estudando a superfície de Mercúrio com relevante interesse em algumas áreas como a cratera Eminescu, fotografada em alta resolução no início do passado mês de dezembro.






“O anel de picos central da cratera Eminescu e as suas estranhas "cavidades". Imagem obtida pela sonda MESSENGER a 05 de Dezembro de 2011.Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington.













A sonda Cassini que orbita Saturno desde 2004 fará vários vôos rasantes nas principais luas do planeta, Encélado e Titã e também vôos mais longíquos de outros satélites, incluindo Helene, Mimas, Jano, Polideuces, Telesto, Palene e Dione.
Por fim a missão New Horizons, lançada em 2006, prossegue seu caminho para fazer a maior aproximação de Plutão em 2015.
As missões tripuladas à ISS continuarão ocorrendo mantendo a presença humana no espaço. Cerca de 12 pessoas serão enviadas em quatro missões distintas passando em torno de 6 meses realizando experiências no único laboratório.


A Estação Espacial Internacional foi construída pelos Estados Unidos, Rússia, Agência Espacial Europeia, Japão e Canadá e tem o tamanho de um campo de futebol custando aproximadamente 185 bilhões de reais. E ainda serão substituídos alguns compartimentos mais antigos pelo Módulo do Laboratório Multifuncional que será lançado pela Rússia em maio desse ano, abrigando experiências científicas e servindo de área de descanço da tripulação.

Nenhum comentário: