terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Fases Da Lua





Ficheiro:Lunar libration with phase2.gif

Todas as noites, a Lua mostra uma face diferente no céu noturno. Em algumas noites, podemos ver 
toda a face às vezes, ela é parcial e em outras, não está nem visível. Essas fases da Lua não são aleatórias elas mudam durante todo o mês de um modo regular e previsível.
As fases da Lua são muito importantes porque estão relacionadas a vários fenômenos naturais e à vida aqui na Terra. Influenciam desde os movimentos das placas tectônicas, capazes de causar terremotos, até o ritmo de desenvolvimento das plantas ou a intensidade das marés.

Conforme a Lua viaja em sua órbita de 29 dias, sua posição muda diariamente. Às vezes, está entre a Terra e o Sol e, em outras vezes, está atrás de nós. Assim, uma diferente parte da face da Lua é iluminada pelo Sol, fazendo com que mostre diferentes fases.


Durante os bilhões de anos da existência da Lua, ela foi se movendo e ficou mais afastada da Terra. Além disso, sua taxa de rotação também diminuiu. A Lua está presa à Terra de acordo com a força das marés, o que significa dizer que a gravidade da Terra "arrasta" a Lua para que gire em seu eixo. Essa é a razão de a Lua fazer sua rotação apenas uma vez por mês e também de o mesmo lado da Lua sempre estar de frente para a Terra e o dia lunar tem 24h e 48 min.

moon phases

Lua Nova:

  • Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção
  • A Lua nasce  6h e se põe  18h.
A Lua Nova acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol. Durante os dias subsequentes, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol e, portanto, a face visível vai ficando crescentemente mais iluminada a partir da borda que aponta para o oeste, até que aproximadamente 1 semana depois temos o Quarto-Crescente, com 50% da face iluminada.


Lua Quarto-Crescente:

  • Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°.
  • a Lua está a leste do Sol e, portanto, sua parte iluminada tem a convexidade para o oeste.
  • a Lua nasce meio-dia e se põe  meia-noite
A Lua tem a forma de um semi-círculo com a parte convexa voltada para o oeste. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente 90°. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite. Após esse dia, a fração iluminada da face visível continua a crescer pelo lado voltado para o oeste, até que atinge a fase Cheia.


Lua Cheia

  • Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, ou 12h.
  • a Lua nasce  18h e se põe  6h do dia seguinte.
Na fase cheia 100% da face visível está iluminada. A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de aproximadamente 180°, ou 12h. Nos dias subsequentes a porção da face iluminada passa a ficar cada vez menor à medida que a Lua fica cada vez mais a oeste do Sol; o disco lunar vai dia a dia perdendo um pedaço maior da sua borda voltada para o oeste. Aproximadamente 7 dias depois, a fração iluminada já se reduziu a 50%, e temos o Quarto-Minguante.


Lua Quarto-Minguante

  • a Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste
  • a Lua nasce meia-noite e se põe  meio-dia
A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semi-círculo com a convexidade apontando para o leste. A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia. Nos dias subsequentes a Lua continua a minguar, até atingir o dia 0 do novo ciclo.
O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m 2.9s ( 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.

A medida que a lua circula a terra, sua forma se torna mais e menos iluminada dependendo do dia. Esse fato se deve á característica de que a lua não é um corpo luminoso, e sim iluminado no caso pelo Sol, fazendo sua face iluminada (face voltada para o Sol) variar ao longo do mês, revelando uma aparência estreita em forma de arco, ou bem nítida como um farol de carro, isso pode ser demonstrado facilmente com um experimento de duas bolas e uma lanterna.

Nenhum comentário: