terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Um pouco dos elementos no universo.

Qual a fonte de energia do Sol?

   Bom, muitos já sabem a resposta: A fusão dos núcleos dos átomos de Hidrogênio. No núcleo o Sol existe uma pressão 10 mil vezes maior que no centro da Terra, essa pressão "aperta" os átomos e então, pra economizar espaço, eles se unem. Cada quatro átomos de Hidrogênio formam um de Hélio, mas aí que tá... Os quatro átomos de Hidrogênio tem uma massa 0,7% maior que um átomo de Hélio e é justamente dessa sobra que se forma a energia proveniente do Sol (luz e calor).
  
   Fazendo algumas contas com esses 0,7% de massa convertida em calor e luz concluímos que a cada segundo 4,7 bilhões de toneladas de massa do Sol são convertidas em energia e isso já vem acontecendo a uns 5 bilhões de anos e vai durar mais um tantão ainda até o estoque de Hidrogênio do Sol acabar. É aí que o bicho pega.

   Quando o Hidrogênio do núcleo do Sol acabar ele vai buscar energia em camadas mais externas e assim vai se expandir, tornando-se uma gigante vermelha... Bom, digamos que podemos dar adeus à Terra quando isso acontecer, mas eu não estarei vivo quando isso acontecer, nem vocês que estão lendo então fiquemos todos tranquilos. Voltando... O Sol então vai ficar velhinho e não vai aguentar o aumento de seu peso e então começará a se contrair até virar uma anã branca, bem pequenininha. Com a energia que sobrar o Sol vai continuar brilhando e um dia então irá se apagar de vez.


Qual o elemento mais abundante na Terra? E no Universo?

   O Hidrogênio  - que foi bastante mencionado acima - está em 93% dos átomos do cosmo. Ele é tão comúm no universo por ser um átomo simples, o que facilitou o seu surgimento menos de um milésimo de segundo após o Big Bang. Os restantes 7% são praticamente todos de Hélio, a soma de todos os elementos restantes da tabela periódica que estão presentes no universo não chega nem perto de 1%. Já na Terra são outros 500, os elementos mais presentes estão ilustrados no gráfico:


   O mais abundante na Terra é o Oxigênio que está presente na atmosfera, depois vem o Ferro do núcleo e por fim o Silício que se encontra na areia que cobre o fundo do oceano... Todos esses são insignificantes no universo.

Nenhum comentário: