terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Programa Space Shuttle - Parte I - Enterprise.

Olá, amigos!
   Essa será uma série de vários posts (para ser exato serão 7 posts: Enterprise, Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis, Endeavour, Ônibus Espacial vs. Buran) relatando o que foi o programa Space Shuttle, o que deu certo e o que deu errado, os benefícios que isso trouxe e a velha competição entre EUA e Russia num post sobre os ônibus espaciais russos, conhecidos como Buran. Espero que gostem!


Programa Space Shuttle - O começo de um sonho.
   A guerra fria impulsinava a corrida espacial, que por sua vez era uma espécie de "mostrador" onde o país que se saísse melhor era o que mais possuia tecnologia e em consequencia disso seria a maior potência mundial. Depois de muito tempo atrás dos russos, os americanos conseguiram enviar um homem à lua pelo programa Apollo (Neil Armstrong). A Missão Apollo XI obteve sucesso e comprovou a supremacia americana no que dizia respeito à tecnologia. Os astronautas eram lançados por foguetes do tipo Saturno V e retornavam em módulos de segurança construídos para aguentar o calor da reentrada na atmosfera da Terra... Foi então que já no fim do programa Apollo a NASA começou a pensar em outra alternativa para enviar missões tripuladas, algo que pudesse ser lançado como um foguete porém que pudesse retornar e pousar como um avião. Depois de muitas idealizações, especulações e estudos nasceu o programa Space Shuttle, conhecido como Ônibus Espacial.

Enterprise - Realidade também pode vir da ficção.

   Só em 1972 o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (1913 - 1994), anunciou a construção de um veículo de transporte espacial reutilizável. A idéia da NASA era essa: Um módulo (o ônibus espacial em si) ligado a dois propulsores de foguetes de combustivel sólido e a um tanque externo de combustível, para a reentrada o módulo deveria suportar o calor gerado sem afetar os astronautas que estariam tripulando-o. Os projetistas cobriram a nave com cerâmica isolante, que absorve o calor da reentrada e funcionaria exatamente como a NASA havia planejado.
   Ainda havia um problema: O módulo deveria literalmente aterrisar... aterrisar suavemente como um avião... E voar também. Para isso foi construído um módulo sem motores a fim de se testar a aerodinâmica... Esse módulo construído sem motores foi batizado de Enterprise, em homenagem a nave USS Enterprise da série de ficção científica Jornada nas Estrelas (Star Trek).
   A Enterprise era carregada por um boeing 747 até determinada altura de dele era lançada, após o lançamento ela planava até uma pista de pouso numa base aérea na California. A enterprise repetiu esse voo várias vezes comprovando que a aerodinâmica do módulo estava pronta pra receber os motores e ser lançada. Em 1979 a Enterprise estava acoplada ao tanque de combustivel externo e aos propulsores de foguete porém nunca foi lançada pois descobriram falhas na estrutura do módulo que foram corrigidas no primeiro Space Shuttle que faria um passeio no espaço: O Columbia.

Mas, isso é uma história para ser contada no próximo post...

Imagens da Enterprise:








Nenhum comentário: