segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Programa Space Shuttle - Parte III - Challenger

Calango

Dando continuidade a série de posts sobre a família dos ônibus espaciais americanos vamos dissertar um pouco sobre o segundo mais velho da família, o Challenger, que assim como o irmão Columbia levou muitas conquistas para a ciência e a tecnologia porém encontrou um triste fim.

Challenger, o desafio.
Assim como o Enterprise (se você não leu sobre ele é só clicar aqui), o Challenger foi construído apra ser um veículo de testes, mas posteriormente o STA-099 (como o Challenger era chamado) foi designado ao espaço.
Como foi relatado no post anterior, em 1972 foi anunciada a construção de veículos espaciais retornáveis. Nesse período a NASA se esforçava para obter um módulo mais leve, porém que suportasse o stress do voo espacial... Como os softwares de simulação da época não eram tão avançados e precisos, o Challenger foi submetido a um ano de testes de vibrações mecânicas e testes de calor intenso.
Só em 1979 a NASA converteu o STA-099 em um veículo orbitador, o que envolveu a desmontagem e a substituição de muitas peças do módulo (o mesmo teria sido feito com o Enterprise, porém iria demorar muito e dar muito trabalho). Em 1982 o Columbia recebeu seu novo irmão em casa, no centro espacial Kennedy, na Flórida, agora sim chamado Challenger.

STS-06, STS-07 e STS-41G.
STS-06 é o código da viagem inaugural do segundo space shuttle americano que ocorreu em 1983, nela também ocorreu o primeiro passeio no espaço por astronautas. Já a STS-07 marcou a ida da primeira mulher americana ao espaço, Sally Ride. A STS-41G marcou a ida de duas mulheres em uma mesma missão ao espaço.
Uma série de experimentos científicos e satélites foram colocados em órbita durante as missões do Challenger, mas infelizmente uma delas teve um fim trágico...

STS-51L.
O último dia 28 de Janeiro marcou os 25 anos do acidente que encerrou os voos do Challenger. No mesmo dia do ano 1986, cinco anos após o primeiro voo de um ônibus espacial, o Challenger estava prestes a ser lançado para o voo STS-51L e levava consigo o primeiro civil a ir ao espaço. Vários imprevistos aconteceram, porém nada que adiaria o lançamento. O lançamento é o fator mais arriscado no voo de um ônibus espacial pois há várias variáveis a serem levadas em conta... No caso do Challenger uma falha no tanque externo de combusatível causou a explosão do ônibus espacial, matando os sete astronautas que faziam parte da missão.
Confira no vídeo:


Como sempre, mais informações de fonte segura podem ser encontradas no site da Nasa que está a um clique de distância.
Algumas imagens:
Pedaço se soltando durante o lançamento

Explosão do Challenger



Os sete astronautas do STS-51L





Passeio pelo espaço durante o STS-06, primeira missão do Challenger

Desacoplamento dos propulsores
Então, até a próxima o/

Nenhum comentário: