segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tosco I.

   Eu realmente não estava com vontade de postar isso.

   Mas é interessante postá-lo sim, então vamos lá.

   Dizem que a oficina vazia é a cabeça do capeta... Digo, digo... Cabeça vazia é a oficina do capeta. Então, nessas férias escolares devia ter uns três capetas trabalhando na minha porque veio aquela coceira pra inventar moda e deu nisso:

   Eu tava pesquisando muita coisa sobre astronáutica, principalmente sobre o lançamento de foguetes e ônibus espaciais (por causa da minha série de posts aqui pro blog do GACS) e comecei a conhecer bem mais do assunto (muita coisa foi aproveitada da palestra de da oficina do Oswaldo Loureda, no 3º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica). Um dia passeando por campo grande eu vejo um ônibus espacial numa lojinha de 1,99 e me vem a cabeça "vou lança-lo!"

   Foi aí que tudo aconteceu, comprei aquele ônibus espacial vagabundo e usei ele de modelo para a fuselagem do meu próprio ônibus espacial. No fim do processo de montagem ele não ficou lá uma coisa profissional, mas pra um marinheiro de primeita viagem ficou ótimo. Ele foi batizado de Tosco I.

   Ainda faltava saber como eu iria lança-lo... Haviam duas opções: estudar lançamentos mais a fundo e comprar um kit de espaçomodelismo com foguetes usando motores do tipo A ou lançar o Tosco I com pressão e água. Devido ao custo e ao fato de que você não tem muita escolha aqui no Espírito Santo, eu construí alguns dispositivos que me ajudariam a lançar o Tosco I com pressão e água... Faltava apenas montar a base de lançamento.
   Com algumas fontes encontradas na internet e um pouco de improviso consegui construir o PsychoLauncher, um disparador de foguetes a água. Ontém (06/02/2011) eu fiz alguns testes nele que não obtiveram muito sucesso, mas eu espero que ele funcione bem pois será muito bem aproveitado pelo GACS nas nossas discussões sobre astronáutica.

   Agora o Tosco I está acoplado ao PsychoLauncher e seu lançamento está marcado para hoje (07/02/2011). Vou comprar um compressor daqui a pouco e levar tudo para um local vazio e lança-lo. Em breve serão postadas aqui no blog as noticias do sucesso ou do fracasso do voo do primeiro ônibus espacial a água do ES.

   Enquanto isso, fotos (só perdoem a resolução, a câmera do meu celular é horrível):

   Então, é isso. Espero que o lançamento seja executado com sucesso!

(Gabryel Silva Ramos)

Nenhum comentário: