domingo, 5 de maio de 2013

Por que Plutão deixou de ser um planeta?

Não é um planeta...

Até 2006, Plutão era considerado um dos planetas do Sistema Solar. Mas os astrônomos concluíram que ele é pequeno e leve demais para ser um planeta.Por isso, ganhou o título de planeta anão.

Tudo começou...

Em 1930 , quando o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu um corpo no céu, que era apenas um pequeno ponto, mas ao calcular a sua órbita percebeu que ela era mais afastada que Netuno, seria o nono planeta, este corpo celeste foi batizado de Plutão. No início chegou-se a estimar que Plutão poderia ser maior que o planeta Terra, mas medições posteriores mostraram que ele na verdade seria bem menor que a nossa Lua. Já nos anos 70 alguns astrônomos começaram a propor a ideia de que Plutão não seria de fato um planeta, pois além de pequeno e pouco massivo, sua órbita era muito achatada e inclinada em comparação aos outros planetas.


Mas no fim da década foi descoberta um satélite de Plutão, que foi batizado de Caronte, o que dava argumentos para os defensores de Plutão como um planeta. Apenas na década de 1990 foi descoberto outro objeto trans-netuniano. Mas nos anos seguintes com a construção de telescópios avançados, o número destes objetos cresceu rapidamente, e alguns deles eram quase tão grandes quanto Plutão (Sedna, Varuna, Quaoar, etc.). Então em 2005 foi divulgado que um destes objetos, posteriormente batizado de Eris era maior que Plutão.

Então chegou-se a um impasse: Se Plutão era um planeta, Eris (que é maior) também deveria ser. Finalmente em 2006 houve uma reunião da IAU (União internacional da astronomia) e em uma votação histórica a assembéia da IAU decidiu que Plutão deixaria de ser um planeta. Ele, Ceres e Eris foram denominados planetas anões.



Na foto abaixo, o anão é comparado à Lua da Terra. Ele é bem menor!




E assim Plutão deixou de ser um Planeta...

15 comentários:

Unknown disse...

daora esse desenho e o sate e bem bonito e educa as pessoas e e bem educativo muito beem feito parabens

Grupo Astronômico Carl Sagan disse...

Obrigada Douglas.

Unknown disse...

Muito interessante! Ficou bem legal a animação demonstrativa do planeta.

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

si plutÃa deixou de ser planeta como ele ganhou o titulo de planeta anão

Lucas disse...

na minha opinião Plutão é sim um planeta é que a NASA não tem capacidade de ir la verifica pra mim Plutão e um planeta até que me provem ao contrario

Anônimo disse...

eu estava meio perdido,por que li um livro antigo dizendo que plutão fazia parte do sistema solar. vlw

Anônimo disse...

Não só Plutão mas Caronte também deixou de ser.

Anônimo disse...

Adorei!Muito bem explicado e objetivo

Anônimo disse...

na realidade ele continua sendo um planeta só q anão, esse texto assim como os demais da web induzem pessoas ao erro, pois plutão continua sendo um planeta apenas não faz parte do grupo de planeta grandes

gabriel disse...

gostei da esplicação,adorei a fotinha dos planetas
















Anônimo disse...

Obg gostei me ajudo mt vlw

Anônimo disse...

GOSTEI DO SATE ME AJUDOU NA LIÇAO DE CASA OBR :)

Anônimo disse...

Vc entendeu! Ele não é considerado um PLANETA por conta de seu peso e tamanho!

Anônimo disse...

Plutao isolado na imagem ksksksks