segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Erupção Solar

Erupções solares são explosões na superfície do Sol, provocadas por forças magnéticas instáveis que lançam plasma no espaço.
A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral.
Estes raios podem provocar interferências no Planeta Terratanto no mecanismo de atuação dos satélites e rádiosprincipalmente perto dos polos, mas não influem diretamente sobre a vida do planeta.
Sequência mostra momento em que filamento de gás se desprende da superfície solar (Foto: NASA/SDO/AIA/GSFC)
Sequência mostra momento em que filamento de gás se desprende da superfície solar 


Outro efeito comum causado por esse fenômeno são as auroras que são causada pelos ventos solares que carregam as partículas elétricas liberadas nas explosões solares. Ao atingirem o campo magnético da Terra, algumas partículas ficam retidas, provocando luminosidade. 
  


Existem três categorias de erupções solares:
  • Erupções classe X: são importantes e grandes erupções que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.
  • Erupções classe M: são erupções de média intensidade que afetam as regiões dos pólos e rápidos bloqueios nas emissões radiofônicas.
  • Erupções classe C: são pequenas erupções e não afetam o planeta.

Erupção Solar de 2013

A atividade solar inclui ciclos que duram cerca de 11 anos. O pico dessas tempestades deve ser atingido em 2013, por isso muitas erupções têm ocorrido ao longo dos últimos meses.Uma gigantesca liberação de partículas geomagnéticas vindas do Sol poderia destruir mais de 300 dos 2.100 transformadores de alta voltagem que são a espinha dorsal da rede elétrica dos EUA, segundo a Academia Nacional de Ciências americana.
Apagões isolados podem causar caos, como ocorreu em julho, na Índia, quando mais de 600 milhões de pessoas ficaram sem energia durante várias horas em dois dias consecutivos. Já um blecaute de longa duração, como o que poderia acontecer no caso de uma enorme tempestade solar, teria efeitos mais profundos e custosos.





Nenhum comentário: