terça-feira, 8 de maio de 2012

Hubble usará a Lua para ver Vênus.


tycho
Esta paisagem manchada mostrando o impacto na cratera Tycho está entre os lugares de aparência mais violenta da nossa lua, no entanto os astrônomos não visam usar o Telescópio Espacial Hubble da NASA para estudar Tycho. A imagem foi tirada em preparação para observar o trânsito de Vênus em frente ao Sol em cinco de junho.

Mas como assim olhar para lua com a intenção de ver Vênus? O Hubble não pode olhar para o Sol diretamente, por isso os astrônomos estão a planejando apontar o telescópio para a Lua, usando-o como um espelho para captar a luz solar refletida e isolar a pequena fração da luz que passa através da atmosfera de Vênus e essa pequena quantidade de luz são as impressões digitais de composição atmosférica do planeta. Estas observações vão imitar uma técnica que já está sendo usado para provar as atmosferas dos planetas gigantes fora do Sistema Solar passando em frente de suas estrelas. No caso das observações trânsito de Vênus, os astrônomos já sabem a composição química da atmosfera de Vênus, e que ele não mostra sinais de vida no planeta. Mas o trânsito de Vênus será usado para testar se esta técnica terá a chance de detectar as impressões digitais muito tênues de um planeta parecido com a Terra, mesmo aquele que pode ser habitado por vida, fora do nosso sistema solar que transita igualmente a sua própria estrela. Vênus é um modelo excelente porque é semelhante em tamanho e massa para o nosso planeta.
tycho area
Cratera da lua que será obsevada


Os astrônomos vão usar um arsenal de instrumentos do Hubble para ver o trânsito em uma faixa de comprimentos de onda, do ultravioleta ao infravermelho próximo a luz visível. Durante o trânsito, o Hubble irá tirar imagens e realizar a espectroscopia, dividindo a luz solar em suas cores constituintes, o que poderá produzir informações sobre a composição da atmosfera de Vênus.

O Hubble irá observar a lua durante sete horas, antes, durante e após o trânsito, de modo que astrônomos possam comparar os dados. Os astrônomos precisam da longa observação porque estão procurando assinaturas espectrais extremamente tênues. Apenas 1/100.000 da luz do sol vai ser filtrada pela Atmosfera de Vênus e ser refletida na lua.

Para entender melhor veja o esquema abaixo.

hubble moon
Entenda melhor como será a observação.

Nenhum comentário: