sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Galáxias Anãs

Galáxias grandes como a Via Láctea, Andrômeda e a galáxia do Triângulo devem ser rodeadas por uma centena de pequenas galáxias conhecidas como galaxias anãs.Uma galáxia anã é uma pequena galáxia composta de até alguns bilhões de estrelas - um número pequeno se comparado à nossa galáxia, de estimadas 200-400 bilhões de estrelas.Observações indicam que as galáxias anãs estão repletas de matéria escura. 
Bernard, a galáxia anã vizinha da Via Láctea

Galáxias anãs ultra compactas

As Galáxias anãs ultracompactas são uma classe recém-descoberta de galáxias muito compactas porém com um grande número de estrelas. Acredita-se que tenham na ordem de 200 anos-luz de comprimento, com centenas de milhões de estrelas.Teorias suportam que elas são os núcleos de galáxias anãs elípticas que perderam gás e estrelas externas por interações de maré quando atravessavam aglomerado. 


As propriedades das galáxias anãs ultra compactas correspondem aos aglomerados de estrelas brilhantes, a distribuição da luminosidade das UCDs combina perfeitamente com a dos mais brilhantes aglomerados globulares de estrelas no espaço. Várias centenas de UCDs foram encontradas até o momento, existem duas explicações para formação delas: são aglomerados de estrelas muito maciças ou galáxias anãs ‘normais’ que foram transformadas por efeitos de maré.


Caracterizados por uma morfologia compacta, e massas altas (mais de um milhão de massas solares), esses objetos espaciais são muito parecidos com as estrelas e as galáxias anãs, tanto pelo tamanho e forma quanto pela capacidade luminosa. 


Galáxias Hobbit

Termo dado recentemente para descrever galáxias menores e menos luminosas que as galáxias anãs.



Nenhum comentário: