domingo, 2 de janeiro de 2011

As mais belas imagens do universo - Parte II - Chandra.

Chandra.

   Nome em homenagem ao astrofísico Subrahmanyan Chandrasekhar é um dos quatro grandes observatórios da NASA (onde o Hubble está incluso). O Chandra foi lançado em 1999, nove anos após o Hubble e com ele a NASA espreita um universo turvo e violento jamais conhecido. A complexa máquina permitiu descobertas relacionadas a natureza de buracos negros (o que ajudou muito a física quântica), formação de galáxias e ciclo de vida estelar.

   A órbita do Chandra é muito maior que a do Hubble e por isso ele pode ver ainda mais longe. O telescópio espacial completa uma órbita em torno da Terra a cada 2,6 dias, permitindo um tempo mais longo de observação.

   Esquema da órbita do Chandra em comparação ao Hubble e a ISS, produzido nos mais avançados laboratórios de mecânica orbital do GACS:

Fonte de pesquisa: Revista National Geographic - Dezembro 2002

   O Chandra observa o espaço através de raios-x, uma coisa muito importante para o estudo de estruturas cósmicas como as supernovas e os buracos negros, porém muito inviável para a observação na Terra.

   Os raios-x são fótons de luz com um comprimento de onda muito curto. Só são refletidos por um espelho se o atingirem a um ângulo rasante, ou seja, como uma pedra que é atirada sobre a água.

   Acompanhe o esquema simples do Chandra, produzido pelo moderníssimo setor de engenharia do GACS:


1 - Tampa de proteção: evita que os raios do sol danifiquem o equipamento do Chandra;
2 - Lentes: Através delas são captados os raios X e direcionados aos espelhos (3) ;
3 - Espelhos: Como já mencionado, os raios x precisam incidir nos espelhos com um ângulo rasante pois só assim serão refletidos. Nesta "caixa" (3) foram instalados quatro pares de espelhos encaixados uns dos outros e quase paralelos à trajetória de entrada dos raios-x. Os espelhos somam juntos 1 tonelada de vidro e são dos mais lisos já feitos, as váriações na superfície são mínimas (medidas microscópicas) de forma que nada possa interferir na trajetória dos raios-x que irão atravessar o telescópio em direção ao plano focal (4) e aos instrumentos cientificos (5);
4 - Plano focal: apresenta uma câmera de alta resolução acoplada a instrumentos científicos para a análise dos raios que incidem nas lentes;
5 - Instrumentos Científicos: dentre computadores e outros aparelhos, o destaque é um espectrômetro de imagem que interpreta os raios coletados;
6 - Antena de baixo ganho: Onde as informações são enviadas e recebidas. 

Algumas incríveis imagens do Chandra:

Buraco negro XTE J118 + 480 - Cortesia do Chandra.

Raio X da nebulosa do caranguejo - Cortesia do Smithsonian Astrophysical Observatory



Centaurus A - Cortesia do Chandra.


Supernova G292.0 +1.8 - Cortesia do Chandra.

Imagens de radio do Chandra


Nenhum comentário: