terça-feira, 21 de dezembro de 2010

INPE irá lançar balão estratosférico.

   O INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) lançará um balão estratosférico para pesquisas que irá carregar consigo um telescópio infravermelho. Esse telescópio é desenvolvido pela agência espacial japonesa (JAXA), que tem convênios com o INPE, e tem o objetivo de observar o universo em comprimentos de onda de infravermelho distante.



   Nessa primeira fase de lançamento do Fite, o planeta Netuno foi selecionado como alvo principal, por ser brilhante na banda infravermelha e por ter vários segundos de arco de tamanho, tornando-se assim um alvo muito bom para avaliar o sistema.

   Os balões estratosféricos ainda não são uma tecnologia 100% eficiente. José Williams Vilas Boas, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Inpe, disse que o primeiro voo será um teste para validar a tecnologia.

   "O experimento pode ser visto como um protótipo, em teste de validação, para um satélite a ser lançado no futuro. E lançamentos de balões desse porte permitem aprimorar técnicas de lançamento de balões estratosféricos que poderão ter várias aplicações em astronomia e astrofísica."

   É importante para o Brasil investir, juntamente com seus paceiros, em tecnologias alternativas para o estudo e exploração do espaço, posto que - infelizmente - o INPE ainda não recebe uma quantia significativa do governo para pensar em projetos economicamente ousados.

   Fiquem com o site do INPE, lá tem uma vasta quantidade de informações sobre a instituição e seus feitos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como que pode não?

Mesmo com míseros investimentos do governo, vários institutos possuem pesquisas interessantes para o país.

Já pensou se o governo investisse de verdade nas pesquisas??