sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como Galileu provou que a teoria Heliocêntrica estava certa?

A teoria heliocêntrica (com o Sol no centro do Sistema Solar) já existia, mas não era considerada como correta, ela era conhecida desde a Grécia antiga e foi defendida pelo astrônomo Nicolau Copérnico no início do século 16. Mas na época, a teoria geocêntrica (que apontava a Terra como o centro do Universo) era apoiada pela Igreja Católica, que exercia grande influência sobre a ciência. Acreditava-se que tudo no céu era perfeito, pois lá era a morada de Deus e dos anjos.


A partir da observação de vários corpos celestes, como o Sol, a Lua e Vênus, Galileu chegou a conclusão que a teoria geocêntrica estava errada. Galileu só a comprovou, com a ajuda da luneta.

A maior prova que ele teve a partir de suas observações na luneta, veio com a descoberta das luas de Júpiter. Galileu notou que ao redor dele giravam quatro satélites naturais. Ou seja, já não era possível sustentar a ideia de que todos os corpos celestes orbitavam o nosso planeta.


As conclusões de Galileu foram duramente reprimidas pela Igreja Católica. Há exatos 380 anos, ele foi condenado à prisão domiciliar por comparar as teorias geocêntricas e heliocêntricas em Diálogos sobre os Dois Sistemas Que Governam o Mundo, de 1632. Ele cumpriu a pena até a morte, em 1642. E ainda morreu cego, de tanto observar o Sol.

Nenhum comentário: