segunda-feira, 8 de julho de 2013

SuperLua acontece no próximo domingo; veja dicas para uma melhor observação

A Superlua de 2013 deve ocorrer no próximo dia 23(domingo), de acordo com dados da NASA. Esse fenômeno pode ocorrer quando a Lua que está na fase cheia ou na fase nova e encontra-se no perigeu(quando se está mais próxima do nosso planeta), durante esse período, o satélite natural do nosso planeta se encontrará a “apenas” 356.991 quilômetros de distância.


Devido à aproximação do satélite em relação à Terra, a Lua aparecerá maior e mais luminosa.Para um observador no planeta, as Luas perigeu ficam 14% maiores e 30% mais brilhantes do que no apogeu(Ponto em que a órbita da Lua está mais distante da Terra).

A próxima "Super Lua" acontecerá depois somente em 10 de agosto de 2014. A última ocorreu em 5 de maio de 2012.

DICAS...

O melhor horário para uma observação amadora da Lua é quando ela está próxima ao horizonte, quando a lua parece maior do que quando ela está mais alta no céu. Dessa maneira, o melhor horário para observar a "Super Lua" no Brasil será na madrugada de 23 de junho, mas quem não quiser acordar de madrugada pode observar a lua no começo da noite do dia 23 de junho.

Para aqueles que pretendem tirar fotos a recomendação é utilizar lugares altos e que tenham uma boa visualização do lado leste , ou, do oeste, dependendo do horário de observação.







Nenhum comentário: