terça-feira, 14 de maio de 2013

Que tamanho pode ter uma mancha solar?

sunspots


Alguém sabe que tamanho pode ter uma mancha solar? Bem, a imagem acima mostra regiões de mancha solares comparadas com o tamanho da Terra e de Júpiter, com a intenção de demonstrar o tamanho enorme dessas feições no nosso Astro Rei.
As manchas solares, são regiões onde os campos magnéticos internos do Sol se erguem através das camadas da superfície, impedindo a convecção fazendo com que essas regiões fiquem frias e opticamente escuras. Elas normalmente ocorrem aos pares ou em aglomerados, com manchas individuais correspondendo as terminações polares opostas das linhas magnéticas.
A imagem na esquerda foi adquirida pelo satélite Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA em 11 de Maio de 2012, e mostra a chamada Região Ativa 11476. Já a imagem da direita é cortesia do Carnegie Institution de Washington, e mostra a maior mancha solar já registrada em filme, a AR 14886. Essa mancha solar tinha aproximadamente o tamanho do planeta Júpiter, 142984 km.
“As maiores manchas solares tendem a ocorrer depois do máximo da atividade do Sol e as maiores manchas solares tendem a durar mais também escreveu o cientista de projeto do SDO, Dean Pesnell no blog do SDO. “A medida que caminhamos para o máximo da atividade solar podemos esperar que o SDO irá observar uma grande quantidade de manchas”.
As manchas solares podem enviar tempestades solares em nossa direção e que dependendo da intensidade podem afetar nossas operações de satélites e impactar a comunicação eletrônica na Terra. Mais uma vez, à medida que caminhamos para o máximo de atividade solar, devemos nos manter atentos e por isso o SDO será muito importante para monitorar a atividade do Sol.
Fonte:

Nenhum comentário: