segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sonda da Nasa detecta gelo e compostos orgânicos em Mercúrio


Ainda assim, cientistas não têm expectativa de encontrar vida no planeta.
Planeta orbitado pela Messenger, da Nasa, tem altas temperaturas.

cratera de mais de 100 km de diâmetro na região polar de Mercúrio


As observações realizadas pela cápsula de exploração planetária Messenger encontraram água congelada e materiais orgânicos em algumas regiões do polo norte de Mercúrio, informou nesta quinta-feira a Nasa (agência espacial americana).
A sonda, lançada em 2004 para o estudo do planeta mais próximo ao Sol, pesa 485 quilogramas, chegou às proximidades de Mercúrio em 2008 e se posicionou em sua órbita em março de 2011.
A missão formal de coleta de fundos do aparelho começou um mês mais tarde e desde então a Messenger tirou mais de 100 mil fotos.
As observações prévias de Mercúrio, feitas da Terra e com telescópios e radares, indicavam que poderia haver gelo nas áreas permanentemente cobertas por sombras nas crateras nos polos do planeta.
De sua órbita em torno do planeta, a cápsula observou áreas brilhantes e escuras definidas com luz infravermelha nessas regiões.
Em entrevista coletiva, os pesquisadores da Nasa explicaram que os dados dos instrumentos da Messenger, incluído um altímetro por laser e um espectrômetro de nêutrons, confirmaram que há gelo nas crateras do polo de Mercúrio.
A ideia de haver química orgânica em Mercúrio era tão remota que a Messenger foi relativamente poupada dos procedimentos de esterilização adotados para minimizar a chance de que bactérias terrestres contaminem qualquer material local com capacidade para gerar vida.
Os cientistas acreditam que as áreas brilhantes nas imagens feitas pela cápsula representam o gelo que está perto da superfície de Mercúrio, enquanto as áreas escuras correspondem a regiões onde o gelo está coberto por uma camada de material rico em componentes orgânicos.

Nenhum comentário: