quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Nuvem de gás gigante envolve a nossa galáxia

Astrônomos descobriram uma nuvem de gás que está engolindo a nossa galáxia, a Via Láctea, que pesa tanto quanto todas as estrelas dentro de nossa Galáxia. Se o tamanho e massa da nuvem for confirmada, pode resolver um mistério de longa data astronômica, dizem os especialistas.

A nuvem, chamada de halo, parece ser enorme, estendendo-se por centenas de milhares de anos-luz de diâmetro. Os cientistas suspeitam que é composta principalmente de hidrogênio, com um pouco de oxigênio e outros elementos. A temperatura do halo, tamanho e massa foram estimados usando os dados de Chandra X-ray Observatory, da Agência Espacial Europeia, XMM-Newton observatório espacial XMM-Newton e do satélite Suzaku do Japão.

Pesquisadores acreditam que a massa dentro deste halo pode ser a resposta para o que é chamado de o "problema dos bárions perdidos". Os Bárions são uma classe de partículas subatômicas, que inclui os prótons e nêutrons que formam os átomos no interior de estrelas e galáxias.

Teorias de formação e evolução do universo prevêem que deve haver mais bárions do que vemos. Na verdade, os bárions que foram contabilizadas em nossa vizinhança cósmica são apenas metade do que se previu para existir lá.

A ilustração artística mostra um halo enorme de gás quente (em azul) ao redor da galáxia Via Láctea. Também é mostrado, no canto inferior esquerdo da Via Láctea, a pequena e a grande Nuvem de Magalhães, duas pequenas galáxias vizinhas. O halo de gás é mostrado com um raio de cerca de 300.000 anos luz, embora possa estender significativamente mais.

Nenhum comentário: