Seguindo
a sequência de artigos sobre a privatização dos lançamentos espaciais, hoje
falaremos sobre uma empresa que não é muito conhecida do público em geral, mas
que já faz bastante sucesso com seus lançamentos pelo mundo afora para vários
clientes, inclusive o Brasil, essa empresa é a Orbital Sciences Corporation (OSC,
embora seja comumente referida somente como Orbital) é uma empresa
estadunidense especializada na fabricação e lançamento de satélites que pode
ser considerada a primeira industria de lançamentos privados bem sucedida da
história.
Sediada
em Dulles, Virginia, Estados Unidos a orbital foi fundada em 1982
por David Thompson, Ferguson Bruce Scott
e Webster. Em 1990, a empresa realizou com sucesso oito missões espaciais, com
destaque para o lançamento inicial do foguete Pegasus. Em 2006 realizou sua
missão orbital 500 desde a fundação da empresa. Desde essa época tem trabalhado
para inserção de novos meios para lançamentos espaciais com o intuito de
reduzir seus custos com ênfase para seu principal produto, o foguete Pegasus.
Orbital Sciences desde sua criação construiu 569 veículos lançadores com 82
mais para serem entregues até 2015. 174 satélites foram construídos pela
empresa desde 1982, com mais 24 a serem entregues até 2015. Orbital tem uma
participação de 40% do mercado de interceptores, a quota de 55% do mercado de
pequenos satélites de comunicações, e uma quota de 60% do mercado de pequenos veículos de lançamento.
A orbital se divide em quatro
departamentos principais:
Grupo de Sistemas Espaciais (SSG)
Orbital é um provedor de satélites
de classes pequeno e médio. Desde a fundação da empresa em 1982, a Orbital já entregou
mais de 110 naves para clientes comerciais, militares e civis em todo o mundo.
Até a data, estas naves têm acumulado um total de quase 630 anos de operações
em órbita.
Divisão de Serviços Técnicos (TSD)
Orbital fornece engenharia, produção
e gestão de pessoal técnico principalmente para programas relacionados com o
espaço da ciência e da defesa. Normalmente, ela fornece pessoal especializado -
engenheiros, cientistas, técnicos e outros profissionais - com conhecimentos
específicos nas áreas que o cliente está buscando. Os funcionários da Orbital
muitas vezes trabalham com a equipe técnica dos clientes em suas instalações.
Grupo de Programas Avançado (APG)
Cygnus |
Em apoio dos vôos espaciais
tripulados, a Orbital está a desenvolver um foguete de médio porte novo, o
Antares, e uma nave espacial, nave Cygnus, que irá fornecer suprimentos para os
ocupantes da Estação Espacial Internacional. Esses programas estão sendo
desenvolvidos para a NASA, serviços para os quais a Orbital foi selecionada
como uma parceira em 2008. A empresa vai fornecer serviços de reabastecimento
para a ISS (com a primeira missão programada para Outubro ou Novembro desse
ano).
O foguete Pegasus
O foguete Pegasus é um veículo
propulsor espacial com asas, desenvolvido pela Orbital Sciences Corporation
(Orbital). É composto de três estágios principais, preenchidos com propelente
sólido para proporcionar maior empuxo. O Pegasus é capaz de descarregar
pequenas cargas de combustível em órbitas de baixa altitude; o custo de seu
lançamento custa aproximadamente 30 milhões de dólares, dependendo dos serviços
adicionais o que é considerado um valor baixo para operações do gênero.
O primeiro vôo bem-sucedido do
Pegasus foi no dia 5 de Abril de 1990, e em 1994 foi apresentada a versão XL, com estágios
mais compridos que permitiram um aumento do transporte da carga. No Pegasus XL,
o primeiro e segundo estágios foram alongados para o Orion 50SXL e o Orion
50XL, respectivamente. Os demais estágios permaneceram sem alterações; e as
operações de Voo são similares. A asa foi levemente reforçada para lidar com
maior peso. O Pegasus padrão foi descontinuado; o Pegasus XL ainda é produzido.
Até hoje, o Pegasus já havia voado em 40 missões (em ambas as
combinações), dessas, 35 foram consideradas como lançamentos bem sucedidos.
Funcionamento
Pegasus sendo lançado |
O diferencial do Pegasus é sua forma
de lançamento que ocorre por meio de um avião transportador em que o foguete é
acoplado em baixo das asas na barriga do avião que o eleva até uma altitude de
aproximadamente 12 km e de lá é o solta. Após uma queda livre de 5 segundos
para evitar que se choque com o transportador o propulsor do foguete é acionado
a primeira etapa inflama e o veículo se inclina para cima a 45 graus. As aletas
de cauda proporcionam uma direção para uma primeira fase de vôo.
Cerca de 1 minuto e 17 segundos
depois, o Orion do motor 50S queima. O veículo está em mais de 200 mil pés de
altitude e em velocidade hipersônica. A primeira fase vai embora, levando a asa
e superfícies de cauda, e a
segunda etapa é acionada. O motor Orion 50 queima por aproximadamente 1 minuto
e 18 segundos. No meio da segunda etapa de vôo, o lançador atingiu uma altitude
de quase vácuo. A carenagem racha e cai, revelando o estágio de carga e o
terceiro. Após a queima do motor da segunda etapa, as costas a pilha até chegar
a um ponto adequado em sua trajetória, dependendo da missão. Em seguida, o
Orion 50 é descartado, e a terceira etapa entra em ignição. Após
aproximadamente 64 segundos, o terceiro estágio queima. Liberando a carga no
local desejado.
estágios do Pegasus |
Vídeo de um lançamento do Pegasus.
esquema de como é o laçamento do pegasus |
O avião de transporte
Pode parecer à primeira vista que a
aeronave serve como um reforço para aumentar a carga útil. Na verdade, o
lançamento de ar é largamente utilizado para reduzir o custo. 40.000 pés é
apenas cerca de 10% da altura mínima necessária para uma órbita temporariamente-estável,
e 4% da altura para uma órbita terrestre baixa. O avião é projetado para
aproximadamente Mach 0,8, isto é cerca de 3% da velocidade orbital.
A maior causa de atrasos de
lançamento tradicionais é tempo. O transporte a 40.000 pés leva o Pegasus acima
da troposfera, na estratosfera. Tempo convencional é limitada à troposfera e
ventos laterais são muito mais suaves a 40.000 pés. Assim, o Pegasus é
praticamente imune ao clima, uma vez que estiver na altitude. (O mau tempo
ainda é um fator durante a decolagem, subida, e no trânsito para o ponto de decolagem).
Lançamento no ar reduz os custos do
programa. Isto permite que a decolagem a partir de uma grande variedade de locais,
em geral, limitada pelos requisitos de suporte e preparação da carga útil em
terra.
Kwajalein |
Bases de lançamento
Em um lançamento do Pegasus, o avião
decola de uma pista com apoio e instalações de inscrição. Esses locais têm
incluído Kennedy Space Center / cabo canaveral, Florida; Vandenberg Air Force
Base e Centro de Pesquisa Dryden, na Califórnia; base de Wallops, na Virgínia;
Kwajalein, um arquipélago no Oceano Pacífico, e as Ilhas Canárias, no
Atlântico. A Orbital oferece lançamentos a partir de Alcântara, no Brasil, mas
não há clientes conhecidos ter realizado qualquer. As capacidades de Alcântara
são mínimas em relação às outras bases, sem ser mais conveniente.
B-52 lançando o pegasus |
Os aviões
No inicio do programa a Obital não tinha um avião próprio de
grande porte com capacidade para os lançamentos, então conseguiu, por meio de
parcerias com a NASA, utilizar o B-52 Stratofortress,
um bombardeiro construído na guerra fria, e o utilizou em quatro missões até 1994
quando a empresa adquiriu um lockheed L-1011 da empresa Air Canadá e o
modificou para poder realizar os lançamentos (o avião é utilizado até os dias
atuais), que possibilitou o uso da versão XL do foguete Pegasus, e que não
poderia utilizar a versão anterior do foguete por conta de uma
incompatibilidade de seus suportes, o stargazer como é conhecido tem seu nome
por causa da série de televisão Star Trek: The Next Generation.
transformação do stargazer |
Principais missões do Pegasus:
foguete homenageia Santos Dumont |
SCD-1 |
Durante sua fase final de testes com cargas reais e ainda
durante o período em que empresas privadas de lançamento não eram bem vistas
pelas agencias espaciais o Brasil foi pioneiro no programa Pegasus contratando
a Orbital (por um pequeno custo na época perante aos riscos do novo meio de
lançamento ainda pouco testado) para o lançamento do primeiro satélite de
tecnologia 100% brasileira e pela primeira vez projetado, construído e testado
no Brasil, o SCD 1 foi lançado com
grande sucesso em 09 de fevereiro de 1993 e continua em operação superando de
longe sua vida útil projetada inicialmente para 1 ano.
Preparativos finais para o lançamento |
SCD-2 |
SCD 2 - Esse
satélite foi lançado ao espaço no dia 22 de outubro de 1998 novamente
utilizando um outro foguete Pegasus e continua até hoje prestando sua missão de
coleta de dados ambientais ampliando o serviço prestado pelo SCD 1. Outro
recorde de durabilidade dentro do Programa Espacial Brasileiro, já que esse
satélite tinha uma vida útil calculada de até dois anos.
NuSTAR
NuSTAR sendo posto no pegaus |
NuSTAR |
As preparações finais de pré-lançamento estão em andamento
no Telescópio Arranjo Nuclear Espectroscópico, ou NuSTAR. A missão, que irá
usar visão de raios X para procurar buracos negros ocultos, está programada
para ser lançada em 13 de Junho, do Atol Kwajalein, nas Ilhas Marshall. O
observatório será lançado do bojo do avião Orbital Sciences Corporation's
L-1011 "Stargazer" a bordo do foguete Pegasus.
O observatório já se encontra dentro do foguete e acoplado
ao stargazer apenas esperando os preparativos finais para o lançamento que
ocorrerá nesta quarta-feira às 11h30min (no horário de Brasília).
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