sábado, 21 de abril de 2012

Chuva de Meteoros Lirídeos em abril

Nessa semana estamos tendo uma chuva de meteoros Lirídeos.
Esta chuva de meteoros é provocada pela passagem da Terra pelo "rastro" do cometa Thatcher também conhecido como C/1861 G1, que foi descoberto em 4 de abril de 1861.
Este cometa tem o período de 415 anos e somente será visível novamente em 2276.

Neste ano de 2012, as condições para a observação da chuva de meteoros serão favoráveis, pois a Lua está em Fase Minguante, passando para Lua Nova, e nascendo a cada dia mais tarde no céu. 
A chuva de meteoros estará ativa de 16 a 25 de Abril a partir da meia noite até o amanhecer na constelação de Lira(dái o nome da chuva de meteoros). A principal estrela da constalação de Lira, é a estrela Vega. visível ao Norte.

Para observar uma chuva de meteoros, não é necessário o uso de qualquer instrumento astronômico como lunetas,telescópios ou binóculos, basta um ambiente bem escuro, de preferência.
Assim, procure um local escuro, se possível livre da poluição luminosa dos grandes centros; caso não seja possível, um quintal escuro onde pode-se observar o horizonte Norte livre. Fique pelo menos 30 min na escuridão antes do início da chuva de meteoros pois deste modo, sua pupila dilatará e você poderá detectar meteoros de brilho mais tênue.

Na madrugada do feriado de 21 de abril, para 22 de abril teremos o pico da chuva de meteoros Lirídeos. Neste dia, estima-se que serão observados até 15 meteoros por hora. 

BOAS OBSERVAÇÕES.

Nenhum comentário: