sábado, 10 de dezembro de 2011

Primeiro voo privado de carga à ISS é anunciado pela NASA.


   A NASA anunciou nessa última sexta feira o lançamento da primeira nave espacial privada à ISS. A nave "Dragon" da empresa SpaceX  já teve o seu primeiro voo de teste em dezembro do ano passado dando duas voltas ao redor da Terra e finalizando a viagem de maneira satisfatória.


   O lançamento está previsto para fevereiro do próximo ano embora ainda reste uma parte importante de trabalho crítico, mas segundo o empresário da companhia Elon Musk há um bom plano para completa-lo e estão preparados para superar imprevistos e ainda assinalou que, poderiam ajustar a data do lançamento se necessário para garantir a segurança e o êxito da missão. "Estamos desejando ver uma missão bem sucedida. que abrirá a nova era do transporte de carga comercial ao laboratório orbital", disse em comunicado.

   O primeiro voo reconhecido da nave  ao redor da ISS será quando estiver a uma distancia aproximada de 3,2km para assegurar que os sensores e os sistemas da nave com os quais se acoplará ao complexo espacial funcionem e caso ocorra qualquer problema eles tenham tempo de cancelar o acoplamento. Se tudo proceder corretamente os astronautas que ficam na ISS utilizarão o braço robótico da estação para auxiliar no acoplamento da capsula no lado do módulo Harmony.


   De acordo com o site astronews A NASA apostou no setor privado para para realizar os voos de carga à estação espacial e num futuro, missões tripuladas" e quem sabe para Marte ou um asteroide. A SpaceX, Boeing e Sierra Nevada competem para serem as primeiras a projetar naves que substituam as que NASA utilizava e que foram retiradas de serviço no mês de julho, depois de 30 anos serviço. 





Nenhum comentário: