quarta-feira, 9 de março de 2011

Robonautas - GACS Droid

   Existem várias dificuldades para explorar o espaço e por isso enviamos "mensageiros" em nosso lugar para que possam fazer seu trabalho e ajudar os humanos a estudar outros planetas, estes mensageiros são os robôs. Existem vários problemas em se enviar uma pessoa ao espaço, podemos começar com a fragilidade do corpo humano no ambiente hostil do espaço, onde há escassez de comida, água, medicamentos, oxigênio e ainda as baixas temperaturas as quais o corpo humano não suporta. Existe também o fator econômico, é muito caro treinar um astronauta, desenvolver módulos de sobrevivência, planos de resgate... Tudo isso tem que ser pensado nos mínimos detalhes devido a um terceiro fator que é o psicológico, o valor da vida humana e um astronauta, por mais treinado que esteja, vai ter que trabalhar sob pressão e estará sujeito à falhas.

  Fica caro enviar e manter uma pessoa no espaço e o risco é enorme, por isso a Nasa vem desenvolvendo em parceria com a General Motors o robonauta R2, para executar missões que um astronauta pode realizar, porém com mais facilidade e em um ambiente até mais hostil:


  


 










  

   O controle do R2 é feito através de telepresença, um operador na Terra faz os movimentos olhando através dos "olhos" do R2 e ele repete os movimentos no espaço. Veja na imagem:

   Por enquanto o R2 não se locomove com pernas. A japoensa Honda também desenvolveu um andróide chamado Asimo, este já não foi desenvolvido para explorar o espaço:


E agora o "robonauta" desenvolvido para o GACS, o GACS Droid!
Sua função de andar é simples e ele vai na direção do maior foco de luz possível:
Veja alguns vídeos:








Créditos a Gabryel Silva Ramos, pela genial e engenhosa construção do GACS Droid.

Nenhum comentário: